segunda-feira, 30 de julho de 2012

TRÂNSITO;


Acidentes matam mais três na região

Julho ainda não terminou e já registra 18 vidas perdidas

O final de semana na região reforça a tragédia que se tornou o trânsito na região em julho. Desde sábado, pelo menos três pessoas perderam a vida nas estradas, elevando para 18 o número de vítimas no mês. Em Lavras do Sul, o motorista de um Corsa morreu ao colidir em uma caminhonete. Em São Sepé, uma saída de pista matou um pintor e, em Rosário do Sul, uma colisão em barranco tirou a vida de um homem (leia abaixo).

O pintor Jelcimar do Santos Meireles, o Deça, 46 anos, viajava no sentido São Sepé-Santa Maria quando teria perdido o controle do Gol no km 298,7 da BR-392 e caído em um arroio sob a ponte da Sanga Funda, em São Sepé. Seu corpo foi retirado por mergulhadores dos bombeiros de Santa Maria do carro já submerso.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Maria, que soube do acidente às 8h por um motorista de ônibus que passava pelo local, Meireles não tinha Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Deça morava em São Sepé, tinha sete irmãos e era casado com Zilamar, 40 anos, com quem tinha duas filhas: uma adolescente de 18 anos e uma menina de 8. Um dos irmãos de Deça, o sargento do Batalhão de Operações Especiais (BOE) em Santa Maria Jorge Meireles, 48, diz que os familiares estão em estado de choque. O pintor também era irmão do ex-goleiro do Inter-SM, o Tigre, e de outro sargento do BOE, Júlio, gêmeo de Jorge.

– Procuramos explicação. Não entendemos o que teria levado ele a pegar a estrada para Santa Maria. Acredito que tenha dormido no volante – avalia o irmão, que diz desconhecer o fato da vítima não ter habilitação.

Segundo Jorge, Jelcimar era tranquilo, de humor inconfundível e sempre disposto e de bem com a vida.

– Ele tinha tantos planos. Esse é o tipo de coisa que a gente nunca acredita que vá acontecer contigo – diz o irmão, Jorge, lembrando que Jelcimar foi funcionário da Cooperativa Tritícola Sepeense (Cotrisel) por 20 anos.

Em Lavras do Sul, uma colisão leva à morte o motorista do carro

A colisão de um Corsa com uma caminhonete S-10 na tarde de ontem, na RSC-473, na localidade de Três Pinheiros, em Lavras do Sul, resultou na morte de Vanercleuser Senador Mendonça, 63 anos, que estaria sozinho no carro. A vítima teria morrido na hora e ficou presa nas ferragens. O motorista da S-10 se feriu levemente.
diário de santa maria.

domingo, 22 de julho de 2012

TRANSPARÊNCIA.


STJ libera salários de juízes e servidores
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) passou a divulgar nominalmente em seu site, na sexta-feira, a relação da remuneração de magistrados e de servidores. A medida foi adotada em cumprimento à Lei de Acesso à Informação e à Resolução 151 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde 2010, o Tribunal disponibilizava os valores, porém, sem os respectivos nomes dos magistrados e servidores. A divulgação nominal dos salários é feita a partir da folha de pagamento do mês de junho de 2012. As informações anteriores a essa data permanecerão anônimas.

ELEIÇÕES.


A campanha no palanque virtual

Como os cinco concorrentes à prefeitura de Santa Maria usam ou pretendem utilizar a internet na campanha

De acordo com o Ibope, pelo menos 82 milhões de brasileiros têm acesso à internet. Desses, 45 milhões possuem perfil em uma das maiores redes sociais de relacionamento do mundo, o Facebook. De olho nessa população virtual, os candidatos apostam nas ferramentas para se comunicar com os eleitores. Em Santa Maria, não é diferente. Todos os cinco candidatos a prefeito possuem, por exemplo, perfil pessoal no Facebook, a rede social mais usada neste pleito. Alguns deles têm mais de um perfil pessoal, da candidatura e até fanpage (veja quadro).

Mas as estratégias não param por aí. O investimento na internet está sendo levado a sério pelos organizadores das campanhas. O PSol, de Tiago Aires, deve criar nos próximos dias um perfil da candidatura no Facebook para acentuar o debate com o eleitorado. Para a sigla, a ferramenta seria uma alternativa para expor as ideias do candidato sem custo. Jeferson Cavalheiro, do PSTU, aposta na mesma via. Sua candidatura se apoiará em um perfil específico no Facebook para interagir com os seus eleitores. O partido ainda deve criar um blog.

O PT, de Helen Cabral, vai além. Além de manter um perfil pessoal no Facebook, criou outro específico da candidatura. O Twitter também já é usado pela candidata, que tem conta particular no microblog, que já lançou uma conta específica para divulgar a chapa petista. Para isso, o partido terá, além da candidata, uma pessoa para cuidar unicamente das redes sociais na eleição. O PT também prepara um site para apresentar a candidatura de Helen.

Na mesma linha vai o atual prefeito Cezar Schirmer (PMDB). Além de também estar preparando um site específico para divulgar a sua campanha, o candidato está presente no Facebook (com perfil pessoal e com uma fanpage) e também possui uma conta no Twitter, que foi a rede social mais usada pelos candidatos na campanha de 2008. A candidatura de Schirmer também terá uma pessoa de olho em suas redes sociais.

O deputado Jorge Pozzobom (PSDB) também prepara um site específico da candidatura. Ele já está presente no Facebook, onde possui perfis pessoais, mas que servem também para divulgar suas ações como parlamentar, e no Twitter. A tendência é que o candidato tucano divida a gestão dessas ferramentas com algum especialista no assunto.

Presença obrigatória, mas também de riscos

A professora Liliane Dutra Brignol, do Departamento de Ciências da Comunicação da UFSM, diz que os políticos têm necessidade de estar na internet, já que a política, costumeiramente, vale-se das estratégias da mídia para se comunicar. Mas ela ressalta que há de se ter cuidado, especialmente com as redes sociais.

– Elas devem ser um espaço para o debate de ideias – observa.

Para a professora Daniela Imerasch, do curso de Comunicação Social da Unifra, a presença nas redes sociais tem dois lados. A propaganda é positiva, pois permite ao candidato expor as suas ideias. Por outro lado, abre espaço para que o eleitor faça críticas e crie problemas para o político.

LEANDRO BELLES.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Uma violenta colisão frontal causou a Morte Fatal.

PLACA ISG  7874 DE MATA  NA BR  287 SÃO RAFAEL
Trágico falecimento de Miro Alves conhecido como ''negrinho da cuca ''.













domingo, 15 de julho de 2012

Com todas as reformas no hospital de caridade de mata, agora estao fazendo uma rampa para melhor atender os usuários do mesmo.,




Três candidaturas são questionadas.


ELEIÇÕES

MP alega que o trio estaria inelegível devido a compra de votos Ala descontente desiste de questionar a candidatura de Pozzobom

Três candidatos a vereador por Silveira Martins poderão não concorrer nas eleições de outubro. Dois deles ocupam vaga na Câmara de Vereadores atualmente. O pedido de impugnação do registro de candidatura se baseia na cassação que eles sofreram nas eleições de 2004, quando foram acusados de compra de votos e acabaram condenados.

O pedido de impugnação foi encaminhado pelo Ministério Público Eleitoral na sexta-feira e precisa ser protocolado pela Justiça Eleitoral. De acordo com o promotor eleitoral Fernando Barros, os candidatos não poderiam concorrer a cargos públicos por oito anos contados a partir de 2004. Marco Antônio Duara (PP) e Jandir Luiz Weber (PSDB), que atualmente ocupam cadeiras no Legislativo, e Edelmar Fioravante (PSDB) estariam inelegíveis.

Barros explica ainda que o processo de cassação só foi concluído após as últimas eleições municipais, por isso os três conseguiram concorrer normalmente em 2008. Quando contatado pelo Diário, Fioravante afirmou que ainda não sabia que a sua candidatura estava sendo questionada, uma vez que já teria cumprido pena:

– Eu não sei o que está acontecendo, a lei são eles que fazem – disse, referindo-se à Justiça.

Duara informou que ele e Weber ainda não foram notificados, mas já contrataram advogado para recorrer do pedido do MP Eleitoral.

– Nós temos convicção de que poderemos concorrer em outubro, pois já cumpri a punição prevista – afirmou Duara.

Weber foi procurado pelo Diário na sexta-feira, mas não foi localizado. O promotor Fernando Barros explica que os parlamentares já cumpriram parte das penas, como o pagamento de multa, mas que a inelegibilidade ainda vigoraria.

Faltaram documentos de 20 candidatos de Santa MariaEm Santa Maria, cerca de 20 candidatos a vereador foram notificados por não apresentarem todos os documentos exigidos para o registro.

De acordo com o promotor Fernando Barros, eles terão 72 horas para entregar os documentos que estão faltando, caso contrário terão os registros impugnados.
diário de santa maria.

segunda-feira, 9 de julho de 2012

ELEIÇÕES 2012.



TSE divulga dados sobre candidatos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a divulgar os dados com todos os candidatos a prefeito e vereador no país. As primeiras informações foram tornadas publicadas na noite da última sexta-feira. Porém, em Santa Maria, até a noite de ontem, o site do TSE não tinha dados de todos os cinco concorrentes à prefeitura e dos mais de 200 que tentarão vaga na Câmara.

Os dados incluem declaração de bens, certidões criminais e previsão de gastos de campanha. Segundo Fábio Peixoto, chefe do cartório da 147ª Zona Eleitoral de Santa Maria, todos as informações já estão na base de dados do TSE e deveriam estar no site. Como a atualização do site do Tribunal ocorre à noite, a previsão era de que, na noite de domingo, os dados dos demais candidatos estivessem liberados.

Por meio dos dados pessoais dos concorrentes, partidos e o Ministério Público Eleitoral poderão apresentar informações contra o registro dos políticos. O prazo vai até sexta-feira. Pela lei eleitoral, qualquer cidadão poderá consultar o site do TSE e também apresentar informações à Justiça Eleitoral sobre alguma suposta irregularidade.

ESTÚDIO Nilton Ferreira ,Machadinho é cantor e compositor.





                                                   GAITEIRO SIDNEI ALMEIDA

O partido do PSDB e PMDB coligados .


O partido do PSDB e PMDB coligados na majoritária e na proporcional, candidatos prefeito Sadi bisognin PSDB e Vice  Mario Moura do PMDB, vereadores  Carlos Ernesto Pozzer PMDB, Vane Moreira PMDB, Jose Luis Eggres PMDB, Nelcinda Weber PMDB, Flamarion Michelim Hofarte (kuki) PMDB, Jose Carlos  Silva Richter (tuti) PMDB, Jorge With PSDB, Mauricio Taschetto PSDB, Celina Mack Snovarski PSDB, Vilmar Ricardo Klimeck PSDB, Joao Batista MIsievcz PSDB, Eva de Fátima de Almeida PSDB.
                                              PARA PREFEITO SADI BISOGNIN PSDB.
                                             VICE PREFEITO MARIO MOURA DA SILVA.PMDB

sexta-feira, 6 de julho de 2012

EXCELENTÍSSIMO DRº JUIZ DE DIREITO MARCIO CEZAR SFREDO MONTEIRO TOMA POSE NO FÓRUM DE SÃO VICENTE DO SUL.


No dia 06/07/2012 às 16:00 hs o excelentíssimo Juiz de direito Marcio Cezar Sfredo Monteiro toma posse na comarca de São Vicente do sul que responde também por Mata. Ele substitui a Juíza Ana Paula Nichel que foi transferida para a comarca de Jaguari. Estiveram presente nos atos oficiais o promotor de justiça Manoel Antunes Figueredo e outros advogados da região. 






   PROMOTOR MANOEL ANTUNES FIGUEIREDO DRº  JUIZ  MARCIO CEZAR SFREDO  MONTEIRO.

 PREFEITO DE MATA SERGIO BRUNING  MARCIO CEZAR SFREDO MONTEIRO.
                                  CAMILA BISGNIN ADVOGADA PREFEITO SERGIO DE MATA.



                                        SERGIO BRUNIG E O ADVOGADO ROGERIO KUHN.


terça-feira, 3 de julho de 2012

Violência Doméstica - Colonia Sertão-


Resumo das ocorrências de 25 à 01.07.2012


Violência Doméstica - Colonia Sertão-
A vitima S.R. Comunicou que no dia 30.06.2012 por volta das 13:00h, quando chegava em sua residência, retornando da lavoura, juntamente com suas irmãs, avistou que seu ex-marido, estava em frente a sua casa. Que o homem pedia para ver a filha do casal, quando avistou a menina ele tentou colocá-la a força dentro de seu carro, momento em que a criança fugiu para dentro de casa. Ao tentarem defender a criança, a vitima e suas irmãs foram agredidas por seu ex-companheiro, com *estouros de facão* e puxões de cabelo. Após as agressões o homem fugiu.



FURTO ABIGEATO- Colônia Campestre- O senhor J.A.T. comunicou o furto de uma ovelha de seu rebanho, a qual encontrou abatida na manha do dia 29.06.2012. Que este é o quarto animal furtado de sua propriedade no presente ano.

Delegacia de Polícia Civil de Mata