Noticias de Mata-RS
sexta-feira, 20 de março de 2015
Expodireto: Dinossauros e árvores petrificadas há 200 milhões de anos chamam atenção no espaço da Emater/RS-Ascar
Apresentação
Missão/Visão
Diretoria
Fotos Institucionais
Localização
Newsletter da EMATER
Notícias
Eventos
Portal da Transparênc i
Detalhe Noticía
13/03/2015
Expodireto: Dinossauros e árvores petrificadas há 200 milhões de anos chamam atenção no espaço da Emater/RS-Ascar
Um museu itinerante com amostras de troncos de madeira petrificados há 200 milhões de anos e réplicas de ossadas de répteis da Rota Paleontológica chamam a atenção de quem passa pela parcela das Florestas Comerciais, no Espaço Caminhos para Sustentabilidade da Emater/RS-Ascar, na 16ª Expodireto, evento realizado ao longo de toda esta semana e que se encerra hoje (13/03), no Parque da Cotrijal, em Não-Me-Toque. Fazem parte da Rota os municípios de Santa Maria, São Pedro do Sul, São João do Polesine e Mata, município que possui a maior reserva delimitada de fósseis do mundo.
Estão em exposição no evento quatro peças originais de madeira petrificada e três réplicas de fósseis de animais encontrados na região central do Estado. De acordo com o secretário de Cultura, Turismo e Paleontologia do município de Mata, João Batista Misievicz, as pedras têm em torno de 200 milhões de anos, enquanto os animais viveram de 60 a 70 milhões de anos atrás.
João Batista explica aos visitantes o processo que transformou as árvores em pedras, segundo ele uma floresta com uma área entre 600 e 700 hectares foi vítima de um grande soterramento e em seguida teve uma cobertura de gelo formada sobre a terra, causando muita pressão sobre a madeira das árvores. O ambiente acabou ficando sem oxigênio e continha água com a acidez apropriada para a dissolução da sílica e do cálcio que existia no solo e esse líquido foi penetrando nos vegetais e os transformando em pedras.
As pedras que antes foram partes de árvores podem ser encontradas em abundância na região que forma a rota turística. O objetivo da criação do museu itinerante é aproximar essa riqueza cultural do Rio Grande do Sul com os gaúchos, convidando-os a ir até a região conhecer a maior reserva delimitada de fósseis vegetais do mundo, uma área de 3,6 hectares no município de Mata, assim como o grande acervo de fósseis das demais cidades da Rota Paleontológica.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expodireto
Mateus de Oliveira
(51) 9918-6934
imprensa@emater.tche.br
Postagem mais recente
Postagem mais antiga
Página inicial