Tipos de escorpiões
Escorpião Preto
O escorpião-preto ou escorpião-marrom como são conhecidos (Tityus bahiensis) tem grande importância pelo veneno com ação neurotóxico, seu veneno não é tão potente quanto o do escorpião- amarelo, mas o acidente deve ser tratado com rapidez. São animais que possuem hábitos noturnos e que se alimentam de baratas, grilos, aranhas e outros invertebrados.
Características
- Mede até 6cm
- Veneno menos potente que o escorpião amarelo
- Não são tão agressivos
Conforme os moradores, o escorpião preto foi visto em bairros da cidade,e no interior, tem veneno de baixa toxicidade. dezenas de pessoas se manifestam dizendo também ter encontrado o escorpião preto. A maior preocupação dos moradores é sobre o risco que a picada do aracnídeo pode oferecer às pessoas. Fiquei surpreso ao ver as fotos e as pessoas comentando que também tinham visto, não lembro de ter visto esse animal por aqui. Alertei o pessoal que entrassem em contato com alguém da prefeitura para ver o que está acontecendo —
Fique de olho
- Verifique calçados, roupas, toalha e roupas de cama antes de usá-los.
- Limpe caixas de gordura e ralos de banheiro e de cozinha.
- Mantenha camas e berços afastados da parede.
- Evite que lençóis toquem no chão.
- Feche frestas nas paredes, móveis e rodapés para que não sirvam de esconderijo para os escorpiões.
- Use telas nas aberturas dos ralos, pias e tanques.
Para manter o bicho longe
- Não é aconselhável usar veneno para combater os escorpiões, pois o desalojamento pode favorecer o aumento da população.
- Não deixe acumular lixo e entulho nos quintais, jardins e terrenos baldios.
- Cuidado com restos de obras e terraplanagem que possam causar acúmulo de entulho.
- Coloque o lixo em sacos plásticos fechados para evitar baratas e outros insetos, que são fontes de alimento para os escorpiões.