segunda-feira, 12 de maio de 2014

MILITARES TREINAM EM VILAS DE SANTA MARIA.

Como se fosse real12/05/2014 | 12h09

Militares treinam em vilas de Santa Maria para atuarem em favelas cariocas

Simulações de conflito são realizadas nas vilas Nossa Senhora do Trabalho e Salgado Filho

Militares treinam em vilas de Santa Maria para atuarem em favelas cariocas Claudio Vaz/Agencia RBS
Exercício na Vila Nossa Senhora do Trabalho simulou confronto comsupostos traficantesFoto: Claudio Vaz / Agencia RBS
Os militares da 3ª Divisão de Exército que participarão da Força de Pacificação no complexo de favelas da Maré, no Rio, estão treinando nas ruas de Santa Maria. Na manhã desta segunda-feira, as atividades ocorreram nas vilas Nossa Senhora do Trabalho e Salgado Filho, no bairro Salgado Filho. Divididos em grupos, os militares fizeram abordagens de pessoas e veículos e patrulhamento a pé.
Durante a chamada progressão em área urbana, os militares tiveram de enfrentar incidentes proporcionados por figurantes do Exército inseridos na comunidade. O treinamento nas ruas da cidade começou há uma semana e encerra na quarta-feira. Simultaneamente, outros grupos fazem treinamento de tiros.
primeira parte do efetivo do Exército partiu para o Rio de Janeiro na última sexta-feira. Ainda nesta segunda, grupo do 4º Batalhão Logístico (4ºBLog) irão para o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva, no Rio, onde a tropa ficará alojada pelos próximos três meses. Na sexta-feira, viaja outra parte dos militares, comandados pelo 29º Batalhão de Infantaria Blindada (29 BIB). O restante da tropa embarca no dia 20. Ao todo, serão 800 militares da 3ª DE, que se somarão a mais dois batalhões do Rio de Janeiro _ um deles de fuzileiros navais _ e um esquadrão de cavalaria mecanizada do 19º Regimento de Cavalaria Mecanizada sediado em Santa Rosa, num total geral de 2,1 mil pessoas que vão compor a Força de Pacificação.
A Operação São Francisco 2, como está sendo chamada, substituirá a tropa atual no complexo de favelas e atuará no período de 1º de junho a 31 de julho deste ano.