segunda-feira, 9 de julho de 2018

Depois de quase dois anos fechado, atendimentos começam hoje no Hospital Regional.

09 Julho 2018 06:00:00.

O ambulatório de especialidade em doenças crônicas funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Dandara Flores Aranguiz.
Os primeiros atendimentos no ambulatório de especialidades em doenças crônicas do Hospital Regional Centro, em Santa Maria, começam na manhã desta segunda-feira. Até a última sexta-feira, pelo menos 10 agendamentos já estavam marcados para o início das atividades. De acordo com o administrador do Hospital Regional, Elvis Prestes, o ambulatório terá capacidade para atender entre 40 e 50 pacientes por dia, encaminhados pela 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS). O ambulatório funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.  
O Hospital Regional será 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e terá capacidade para 253 leitos, segundo consta no plano de trabalho da Secretaria Estadual de Saúde (SES). Para essa primeira fase de funcionamento do ambulatório, a previsão é que sejam atendidos pelo menos 5 mil pacientes - que já estão na fila aguardando por consultas em um sistema de regulação da 4ª CRS.
 Por mais que seja só um ambulatório, é um marco importante. Evidentemente que a demora incomodou muita gente, eu mesmo estava angustiado. Mas, mais do que uma expectativa, fica o compromisso dos prefeitos da região em dar acompanhamento e fiscalização para poder cuidar, através da regulação, se há o cumprimento de todas as cláusulas contratuais. É um trabalho em conjunto. O que todos nós queremos é o hospital a todo o vapor - diz Jorge Pozzobom, prefeito de Santa Maria.  
 A expectativa, a partir de agora, é que outros serviços passem a funcionar o quanto antes. O segundo ambulatório (com serviços de fisioterapia e reabilitação) deve começar as operações entre 60 e 90 dias, e o terceiro ambulatório deve entrar em funcionamento em até um ano. Só após executado esse cronograma, previsto para ser concluído até julho de 2019, projeta-se que será possível viabilizar as primeiras internações mais complexas. Neste primeiro momento, ninguém será internado no hospital.  
CRÍTICAS

A demora para que, de fato, o complexo atinja 100% de seu potencial é criticada não só pelos pacientes que aguardam por procedimentos na fila do SUS, como também pela área médica da região. Para o delegado do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) em Santa Maria, João Alberto Larangeira, a abertura parcial do hospital, por ambulatórios, não é suficiente para minimizar os problemas que a cidade enfrenta na saúde.

- O problema de Santa Maria não são consultas, o problema é o atendimento primário. Se você for nos corredores do Hospital Universitário agora, vai entender o que eu estou falando. Há pessoas pelos corredores com dificuldades. Nós sabemos como é que funciona um hospital, eu milito dentro do Husm e faço medicina há 40 anos na cidade. Sabemos bem quais as deficiências que Santa Maria tem, de longa data - afirma Larangeira.

COMO SERÃO OS ATENDIMENTOS NO AMBULATÓRIO DE ESPECIALIDADES
No local, serão tratados pacientes com doenças crônicas - hipertensão e diabetes mellitus
  • Quem será atendido - Pessoas com condições de alto e muito alto risco em hipertensão arterial e diabetes mellitus, da região de cobertura da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS). A previsão é de que 5 mil usuários sejam atendidos no ambulatório neste primeiro momento. Esse quantitativo será acrescido gradualmente, conforme os Serviços de Atenção Primária forem realizando a classificação de risco dos pacientes para o encaminhamento
  • Quem encaminha - É um serviço fechado. Os pacientes deverão estar cadastrados e em atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de acordo com os protocolos estabelecidos. O encaminhamento ao ambulatório será feito pelas equipes de Atenção Primária, por meio da 4ª CRS
  • Profissionais em atuação - Médicos (cardiologista, endocrinologista, angiologista, nefrologista, oftalmologista), enfermeiro, nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, farmacêutico clínico, profissional de educação física, assistente social, equipe de técnicos e apoio operacional. No total, cerca de 70 funcionários contratados e terceirizados atuarão no início das atividades do ambulatório
  • Serviços oferecidos - Exames de apoio de diagnóstico, tomografia, Raio X, eletrocardiograma, ecocardiograma, exames Mapa e Holter, teste ergométrico, ultrassonografia com dopler, fundoscopia, retinografia e fotocoagulação a laser
  • Infraestrutura - 13 salas de consultórios e laboratório de análises clínicas
  • Horário - Das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira
  • Atendimento - De acordo com o administrador do Hospital Regional, Elvis Prestes, o ambulatório terá capacidade para atender entre 40 e 50 pacientes por dia, encaminhados pela 4ª CRS.
  • FONTE:https://diariosm.com.br/not%C3%ADcias/sa%C3%BAde/depois-de-quase-dois-anos-fechado-atendimentos-come%C3%A7am-hoje-no-hospital-regional-1.2079276ACESSO DIA 09/07/2018.