segunda-feira, 3 de setembro de 2018

O CARTÃO DO SUS

QUEM PODE USUFRUIR

Uma das grandes perguntas que surge sempre que tocamos nesse assunto é “quem pode usufruir”.
Todos os cidadãos brasileiros, desde o seu nascimento, têm direito ao serviço de saúde pública. Então, desde que você nasce, já tem direito de usar o SUS.
O programa é sustentando através da arrecadação de impostos e contribuições pagas pelos próprios brasileiros. Ou seja, é algo que nós mesmos pagamos e temos o direito de usufruir de todos os seus benefícios.
O atendimento é, ou pelo menos deveria ser, igual para todas as pessoas, sem discriminação e sem distinção por pessoas.

O CARTÃO DO SUS

O cartão do SUS é um documento pessoal que ajuda no controle dos procedimentos feitos pelo paciente e ajuda os médicos a descobrirem o que já foi feito, o histórico do seu paciente, os medicamentos que o mesmo toma, quais as doenças crônicas, alergias a medicamentos, etc.
Por isso todos os brasileiros devem ter um cartão do SUS, mesmo que façam consultas em médicos particulares, é esse cadastro que vai te ajudar se algum dia você precisar da rede pública tanto para consultas como também para urgência e emergência.
Só com esse cartão, ou com o seu número, é possível agendar consultas, marcar o pré natal, checar a pressão, reeber uma vacina e até mesmo fazer exames de rotina.
Então para quem ainda não possui o cartão do SUS basta ir até a Unidade Básica de Saúde mais próxima com CPF, RG e comprovante de endereço. O cartão sai na mesma hora e você já pode utilizá-lo imediatamente.