terça-feira, 5 de junho de 2018

Jardim Paleobotânico de Mata será tombado pelo patrimônio histórico do Estado. 04 Junho 2018. 11:00:00.FONTE: DIÁRIO DE SANTA MARIA RS.

Jardim Paleobotânico de Mata será tombado pelo patrimônio histórico do Estado.

04 Junho 2018. 11:00:00.FONTE: DIÁRIO DE SANTA MARIA RS.

Local é considerado o maior destaque do turismo paleontológico no Rio Grande do Sul.

Jardim Paleobotânico, formado por árvores petrificadas, será tombado pelo Estado.
Um dos mais importantes patrimônios naturais do Estado está prestes a ganhar um reconhecimento esperado há pelo menos três décadas. O Jardim Paleobotânico de Mata será tombado pelo patrimônio histórico do Estado. O ato será realizado na próxima sexta-feira, às 11h, no próprio jardim.
O espaço reúne diversas espécies de árvores que, por uma série de circunstâncias naturais, viraram pedras cerca de 200 milhões de anos atrás. Trata-se de um dos raros casos do gênero no mundo. A presença de pedras que, no passado, foram árvores, surpreende quem visita Mata.
Pela riqueza histórica, Mata conserva o maior atrativo cultural-científico-paleobotânico do Brasil e o maior destaque do turismo paleontológico no Rio Grande do Sul. Segundo o diretor da Secretaria Estadual de Turismo, Abdon Barretto Filho, o reconhecimento do Jardim Paleobotânico pelo patrimônio estadual era aguardado desde 1984.  
- A partir do tombamento, abre-se toda uma possibilidade de ações culturais e podem permitir a vinda de verbas - afirma.
Conforme Barreto Filho, a expectativa é que o jardim possa ser reconhecido, também, pelo patrimônio histórico nacional e pela Unesco. No Estado, apenas as ruínas das Missões Jesuíticas são reconhecidas como patrimônio da humanidade.
Encontro O diretor de Turismo salienta que o turismo paleontológico pode ser urbano, a partir da existência de museus, e rural, por meio de sítios que podem ser visitados, como é o caso de Mata. 
Depois da solenidade em Mata, será realizado em Santa Maria o Encontro Estadual de Segmentação - Turismo Paleontológico. O evento começará às 14h30min, no auditório do Sesc. Na ocasião, haverá palestras com foco no turismo paleontológico no Rio Grande do Sul.