domingo, 14 de dezembro de 2014

INFORME DA SECRETARIA DE AGRICULTURA E FOMENTO ECONÔMICO DE MATA.



secretario Adjunto Marcos Hartemamm
A Secretaria de Agricultura esta em plena transformação de ordem organizacional, visando o melhor atendimento e prestação de serviços à comunidade matense. Assim, nesta última semana, conclui- se a primeira etapa desta nova realidade de cooperação mútua, ou seja, agricultores e colaboradores da secretaria de agricultura com a realização das reuniões nas comunidades do interior do município.
Tais mudanças são fruto do anseio do secretário, Marcos Hartmann, em ver a secretaria e o trabalhador rural em total sintonia, trabalhando em equipe para que o setor primário desenvolva dentro de uma ótica viável economicamente, sem deixar de lado outros aspectos, tão ou mais importantes, como a sustentabilidade do setor. De pronto, o projeto foi apoiado pelos técnicos e demais colaboradores, Luciano Weber, Acelino Genro, Emanuel, Clovis Encarnação, Marcos Warth e Valdir Bachisnki e acolhida pelos presidentes de núcleos das comunidades.
Assim, foram realizadas diversas reuniões, desde meado deste ano, passando pela sede (reunião realizada no STR) e pelos núcleos, assim distribuídos: São Xavier, (núcleo de São Xavier e São Roque), Grama, (núcleo Sede- Grama, Campestre e São Rafael), São José, (núcleo São José, Pinheirinho e Linha Canoa), Boa Esperança, (núcleo de Boa Esperança, Chacrinha e São Jose do Louro), Picada dos Kaiser, (núcleo de Picada dos Kaiser e Demétrio Ribeiro) e Sertão, (núcleo de Sertão e Lage).
Nestas oportunidades, foram esclarecidos aspectos pertinentes ao projeto de apoio mútuo, além da importante troca de ideias e experiências (entre os agricultores e o pessoal da secretaria).
Quanto a nova forma de prestação de serviços, estão contemplados serviços da patrulha agrícola, programa de correção do solo (distribuição de calcário),  programa municipal de açudagem, programa de inseminação artificial (DISSEMINA) e apresentação do novo veículo e equipamentos disponíveis para uso junto aos núcleos. Ainda ressalte- se que a secretaria vai trabalhar para prestar serviços de assistência técnica e extensão rural, com equipe técnica capacitada, agrônomo, técnicos e veterinário.
Por fim, o secretário, enaltece a presença em grande escala dos agricultores, em todas as reuniões. Isso demonstra que o agricultor matense vem carente de atenção há muito tempo e que está disposto a trabalhar em equipe, visando um futuro mais promissor. Além disso, é importante o apoio dos técnicos e colaboradores, sem os quais o trabalho seria infinitamente mais difícil.

Marcos Hartmann, secretario.