segunda-feira, 9 de julho de 2012

ELEIÇÕES 2012.



TSE divulga dados sobre candidatos

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a divulgar os dados com todos os candidatos a prefeito e vereador no país. As primeiras informações foram tornadas publicadas na noite da última sexta-feira. Porém, em Santa Maria, até a noite de ontem, o site do TSE não tinha dados de todos os cinco concorrentes à prefeitura e dos mais de 200 que tentarão vaga na Câmara.

Os dados incluem declaração de bens, certidões criminais e previsão de gastos de campanha. Segundo Fábio Peixoto, chefe do cartório da 147ª Zona Eleitoral de Santa Maria, todos as informações já estão na base de dados do TSE e deveriam estar no site. Como a atualização do site do Tribunal ocorre à noite, a previsão era de que, na noite de domingo, os dados dos demais candidatos estivessem liberados.

Por meio dos dados pessoais dos concorrentes, partidos e o Ministério Público Eleitoral poderão apresentar informações contra o registro dos políticos. O prazo vai até sexta-feira. Pela lei eleitoral, qualquer cidadão poderá consultar o site do TSE e também apresentar informações à Justiça Eleitoral sobre alguma suposta irregularidade.