quarta-feira, 3 de outubro de 2012

ELEIÇÕES 2012.


216 querem ser vereador

Confira os nomes e os números de todos os candidatos para as 21 vagas da Câmara de Santa Maria

Eles querem fiscalizar as ações da prefeitura, analisar e votar projetos de leis criados por eles mesmos, pelo Executivo ou pela comunidade. Uns querem melhorar a saúde e a educação. Outros priorizam a segurança, preferem incentivar o esporte, a indústria, a cultura, o comércio. Há, ainda, aqueles que desejam melhorar as ruas, enquanto outros prometem lutar por melhores moradias populares. Eles dizem querer várias coisas, muitas delas, bem diferentes. Mas existe algo que, sem dúvidas, todos eles cobiçam e com a mesma intensidade: o seu voto. E você já decidiu em quem vai votar para vereador?

Neste ano, 21 serão eleitos em Santa Maria, e, conforme uma lista atualizada e enviada ontem ao Diário pela Justiça Eleitoral, há 216 pessoas na disputa, o que dá uma média de 10,3 candidatos brigando por uma vaga. Nas últimas eleições, em 2008, eram 112 candidatos (quase a metade em comparação a este ano) pleiteando 14 cadeiras, o que deu uma média de 8 candidatos por vaga.

Parece vestibular, com a diferença de que, para ser eleito, o candidato precisa atingir número de votos baseado no coeficiente eleitoral, que é a divisão do número de votos válidos (menos os brancos, os nulos e as abstenções) pelo número de cadeiras. Com base nos números das últimas duas eleições, o Diário fez o cálculo e projetou que, a cada vez que atingir cerca de 7.484 votos, uma coligação elegerá um vereador – o mais votado da coligação partidária é o que sentará na cadeira. Em 2008, quando havia menos cadeiras, o coeficiente eleitoral ficou em 10.693.

É claro que, para decidir quais serão os números que você vai digitar na urna por primeiro (o voto que abre a eleição é o para vereador), é preciso levar muitas coisas em consideração (veja dicas no quadro ao lado). Mas você pode ter uma ideia aproximada do perfil de quem quer ocupar a Câmara de Santa Maria com base nos dados pessoais informados pelos candidatos à Justiça Eleitoral. A maioria é homem, casado e com o Ensino Superior completo. Quase 70% dos candidatos são homens, e mais de 60% são servidores públicos. Entre os que estão na disputa, aproximadamente 30% concluíram a faculdade e mais da metade subiu ao altar.

Nesta e nas próximas páginas, você conferre quem são todos os candidatos a vereador em Santa Maria, nomes completos, nomes na urna, números, partidos e fotos, exatamente como vão aparecer na urna eletrônica e como estão na lista que a Justiça Eleitoral encaminhou ao Diário ontem.