Nossa Radio AO VIVO

domingo, 29 de janeiro de 2012

SM RECEBERÁ AVALIAÇÃO SOBRE A QUALIDADE DO TURISMO.

SM receberá avaliação sobre a qualidade do turismo

Esta notícia foi postada na categoria Polícia e possui Nenhum comentário até agora.
A vila Belga é uma referência histórica da cidade de Santa Maria, sendo o primeiro conjunto habitacional do RS (Foto: Rafael Dias/A Razão)
A secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur) em par-ceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) realiza a primeira etapa de estudo de competitividade no Estado. Santa Maria entrou no calendário de estudos e receberá a FGV entre os dias 06/02 a 10/02. O intuito da pesquisa é gerar apontamentos a fim de orientar o desenvolvimento de políticas públicas possibilitando, assim, a identificação de regiões que devem ser priorizadas ou aprimoradas. Além de Santa Maria, serão visitadas as cidades de Passo Fundo, Cruz Alta, Santa Cruz do Sul, Bagé, Ijuí e Torres.
Segundo a secretária de Turismo do Estado, Abgail Pereira, a escolha por esses municípios se deve ao fato de serem os maiores de cada região turística. “Optamos por essas cidades, excluindo Gramado, Bento Gonçalves, Porto Alegre, Pelotas e São Miguel das Missões, que são destinos indutores e onde já foram realizados os estudos de competitividade. Diversos critérios foram utilizados para a seleção, como concentração de serviços turísticos, PIB do município e população, entre outros”, comenta a secretária. São avaliados todos os setores ligados ao turismo, como exemplo, hotéis e restaurantes.
De acordo com o secretário adjunto de turismo de Santa Maria, Rafael Ruviaro, a cidade está preparada para receber os representantes que realizarão a pesquisa. “Estamos nos preparando, conversando com nossos parceiros para que todos possam contribuir de alguma forma”, afirmou. Com relação as demais cidades comparadas, Ruviaro acredita que cada uma tem suas capacidades específicas. “Nosso Município ganha de algumas cidades em diversos aspectos. Temos uma grande parceria local e a nossa geografia é muito favorável. A cidade é bonita e possui uma enorme riqueza histórica”, complementou.
No segundo semestre de 2012 serão visitadas outras localidades do Estado.
O Índice de Competitividade nasceu em 2007 com o nome Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional. A pesquisa foi elaborada pelo Ministério do Turismo, Sebrae e FGV, expandindo-se aos Estados interessados em desenvolver a pesquisa.
Cronograma de visitas da FGV no Estado
Passo Fundo: 30/01 a 03/02
Cruz Alta: 30/01 a 03/02/12
Santa Cruz do Sul: 30/01 a 03/02
Santa Maria: 06/02 a 10/02
Bagé: 06/02 a 10/02
Ijuí: 06/02 a 10/02
Torres: Março