segunda-feira, 30 de abril de 2012

SÁO VICENTE DO SUL COMEMOROU 132 ANOS DE EMANCIPAÇAO POLITICO-ADMINISTRATIVA DO MUNICÍPIO.


A comunidade de São Vicente do Sul comemorou durante todo o mês de abril, através de intensa programação, os 136 anos de emancipação político-administrativa do município com pouco mais de 8 mil habitantes. Porém, o ponto alto das comemorações, foi no final de semana, com o baile municipal na noite de sábado e com a mateada de aniversário no final da tarde deste domingo.
O cantor nativista Jairo Lambari Fernandes cantou e
encantou o povo de São Vicente
Apesar do frio, comunidade compareceu às comemorações.
Erva Mate São Gabriel foi a parceira do chimarrão
dos vicentenses durante a mateada
Prefeito Jorge Martins e o bolo de aniversário...
Que foi servido para a comunidade.

A mateada contou com os shows do grupo Mulecada do Tchê, de São Vicente do Sul, e do cantor nativista Jairo Lambari Fernandes. Após o pronunciamento do prefeito Jorge Martins, que pediu as benções de Deus para a cidade, a comunidade cantou o parabéns à você junto com o cantor Lambari. Houve ainda a distribuição de bolo para os vicentenses. A Ervateira São Gabriel, de Santiago, forneceu, gratuitamente, erva mate e água quente para a mateada.

domingo, 29 de abril de 2012

Furto na garagem da Prefeitura-Jaguari.



Em Jaguari rua Olinto Couto, 09h de hoje a Brigada foi chamada até a garagem da Prefeitura, onde constatou na presença de um Funcionário da Prefeitura e comunicante da ocorrência, o furto de 03(três) baterias automotivas, sendo 02(duas)retiradas de caminhões e outra de um rolo compressor, todas em estado de nova,não houve danos nos veículos,possivelmente foram retiradas com chaves.Foi comunicada a Polícia Civil.

Polícia Civil prende assaltantes da Joalheria Fank.


domingo, 29 de abril de 2012


No final da tarde de sábado, a Polícia Civil prendeu os responsáveis pelo assalto a Fank Relojoaria e Ótica em Santiago, por volta das 10h30min da manhã. A prisão ocorreu na cidade de Roque Gonzales, nas missões, às 17h30min.


Inicialmente, foram presos 5 homens e uma mulher. Depois, um 6 integrante da quadrilha também foi detido. A ação contou com a participação de policiais civis de Santiago e São Luiz Gonzaga. As jóias e relógios roubados foram recuperados. Com os bandidos, a polícia apreendeu 3 armas e munição. Na ação, também foram apreendidos 3 carros.
A rápida ação da Polícia Civil merece destaque, pois em poucas horas prendeu os criminosos e recuperou os objetos furtados, avaliados em quase 500 mil reais.

sábado, 28 de abril de 2012

JUSTIÇA.



28/04/2012 

JUSTIÇA

Prefeito segue no cargo

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul confirmou a decisão de que o prefeito de São Vicente do Sul, Jorge Martins (PTB), deve continuar no cargo até o fim do mandato. Apesar disso, no entendimento da Justiça, o prefeito fica impedido de participar de novas eleições.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Suspeito de abusos sexuais é preso na cidade de Mata



Delegado Alex
Nessa quarta-feira (25/04), a Polícia Civil de Mata cumpriu mandado de prisão preventiva ocasião em que prendeu um indivíduo de 40 anos acusado de abusar sexualmente de uma adolescente de 15 anos. O indivíduo era vizinho da vítima e segundo registro policial os abusos vinham ocorrendo há cerca de três anos. 
Conforme o Delegado de Polícia substituto Alex Edmundo Assmann, as denúncias foram investigadas e a policia representou pela prisão preventiva do acusado que foi aceito pela Justiça local.

POLITICA DE MATA.



Há boatos na cidade que grupos políticos tem milhões para gastar na campanha eleitoral deste ano. Pergunta-se: Quem tem liderança consolidada a partir de suas atitudes ao longo da vida precisa lançar mão de altas cifras numa eleição? Podemos chamar de líder quem pensa assim? Qual seria o objetivo de um grupo político que pensa assim? O bem da população, ou o seu próprio bem? Leia-se: benefício financeiro próprio.
Não se esqueça: A falta de medicamento para distribuição gratuita, melhorias nas estradas, melhor educação dentre outras ações é que fazem uma boa administração. E isso deve ser nos quatro anos de uma gestão. Depois não adinta chorar!

quinta-feira, 26 de abril de 2012

precisa de conserto com urgência em frente escola dona joaquina ha muitos alunos que passam pelo local. e o mau cheiro, olha a dengue.








escola estadual dona joaquina esteve de aniversario dia 25 de abril, completando 26 anos.





colocação do relógio doação sicredi.


Detalhe Confecção Rua Tiradentes fone 96878355

Blusa Cóton 21,00
Légue Coton 26,00
Calça Coton 27,00
Camisa 11,90
Cueca Box adulto 11,80
Cueca Box infantil 8,50
Camisa manga comprida 12,90
Légue infantil de 2 a 8 anos 12,80 3 de 10 a 14 anos 14,90
Blusa 15,90
 Venha conferir.

APREENSÃO EM MATA SUSPEITO, DE MANTER RELAÇÕES COM MENOR E PRESO EM MATA.

ONTEM POR VOLTA AS 15 HORAS FOI  PRESO O. SUSPEITO DE MANTER RELAÇÕES COM UM MENOR DE IDADE EM MATA . A .P, FOI RECOLHIDO AO PRESIDIO  DE SÃO VICENTE DO SUL ONDE AGUARDARA JULGAMENTO, OBS ENQUANTO NÃO FOR JULGADO OU CONDENADO O AUTOR E SUSPEITO.

Dia de Instrução.



terça-feira, 24 de abril de 2012
Dia de InstruçãoNesta segunda-feira 23, teve reinício o Curso de Qualificação Profissional da Brigada Militar-Santiago-CQP. Por uma semana, todos os policiais da área do 5º Regimento serão instruídos, onde terão noções de Primeiros Socorros, Legislação, Defesa Pessoal,  Tiro Policial e Conhecimentos Gerais  Os instrutores, são Policiais Militares com capacitação na área a ser ministrada. Na terça-feira, 24, um grupo de policiais, efetuou instrução de tiro, sendo que no estande da 11ª Cia Com  Mec, cerca de 20 policias efetuaram mais de dois mil disparos, tanto de espingarda calibre 12, como de pistola calibre 40. A meta do Regimento é que todos o policiais passem pela instrução. O instrutor de proteção armada é o capitão Eldo Amaral Franco.  

  

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Prefeito e vice são condenados.


SILVEIRA MARTINS

Prefeito e vice são condenados

O vereador Jairo Nicoloso (PSDB) também foi condenado pelo mesmo crime pela Justiça Eleitoral

O atual prefeito de Silveira Martins, Erli Pozzebon (PP), e seu vice, Dair Dellamea (PP), foram condenados por compra de votos durante a disputa eleitoral de 2004. Além deles, o vereador Jairo Nicoloso (PSDB) também foi condenado pelo mesmo crime. A ação proposta pelo Ministério Público foi julgada ontem no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Como pena, a Justiça condenou o atual prefeito a dois anos, um mês e 15 dias de prisão em regime aberto. O vice-prefeito teve pena de dois anos, cinco meses e 22 dias, enquanto Nicoloso foi condenado a dois anos, um mês e 15 dias, também em regime aberto. Ainda cabe recurso da decisão judicial.

A denúncia – A decisão do TRE aponta que os três – na época, candidatos a vereador (Pozzebon), a prefeito (Erli) e a vice (Dair) – compraram votos para a eleição municipal. Para isso, de acordo com depoimentos prestados à Justiça, eles usavam dinheiro em espécie (um morador da cidade diz ter vendido o seu voto por R$ 30) e material de construção, como areia e tijolo. Além disso, de acordo com a decisão, pessoas teriam sido “pressionadas” por prestarem depoimento à Justiça sobre as denúncias de compra de votos.

“Foram colocadas várias placas em toda a cidade, ofendendo a justiça como um todo, ameaçando a justiça, ameaçando pessoalmente a gente e várias atitudes, até a última eleição foi uma forma ofensiva pela impunidade”, disse em depoimento à Justiça uma pessoa que revelou ter registrado ocorrência policial por ter sido supostamente ameaçada de morte pelo caso.

Defesa – O advogado de defesa dos três políticos citados na reportagem, Antonio Augusto Mayer dos Santos, disse que vai esperar a publicação do acórdão do processo para decidir se continuará os defendendo e, a partir disso, como irá proceder em relação ao caso.


LEI N° 1.304, DE JUNHO DE 2007, A UNIDADE BASICA DE SAUDE DO MUNICIPIO DE MATA, RS, PASSA A DENOMINAR.SE UNIDADE BASICA DE SAUDE MUNICIPAL Drº RONI CARLOS CASTELAN, ESTE PROJETO DE LEI, E DE AUTORIA DOS EX VEREADORES HERMOGENES MARIAN E DEIRCEU RAIMUNDO DA SILVA.





                     INDICAÇAO Nº 4/2012
O  Vereador Carlos Ernesto Posser ,indica a sr,prefeito municipal ,que todo servidor publico municipal que estiver estudando mediante comprovação, em faculdades,cursos técnicos e cursinhos pré –vestibular desempenham horario de turno único,ou seja 6 horas corridas de trabalho. uma maneira de beneficiar o servidor publico municipal que estiver estudando conforme o texto. Visto que muitos estudam a tarde e a noite, e pegar o transporte para se deslocar a outro município. sala flodoaldo da silva em 30 de março de 2012. Vereador Carlos Ernesto Pozzer.


               SESSÃO CÂMARA DE VEREADORES DO DIA 24 DE ABRIL.

Vereador José Luis Eggres pede que a a Mesa Diretora da Câmara Vereadores envie Menção de Reconhecimento aos familiares do Médico Roni Carlos Castelan (in memorian) pelos serviços médicos prestados à comunidade matense. Também, que o documento registre felicitações em nome do Poder Legislativo Matense pela denominação dada, através da Lei Municipal nº 1.304, de 19 de junho de 2007, de iniciativa dos Ex-vereadores Hermogenes Marian e Dirceu Silva, à Unidade Básica de Saúde, que passou a chamar-se Dr. Roni Carlos Carlos Castelan. O Vereador ainda pediu a recolocação de lâmpadas na comunidade de Vila Costa em função do deslocamento de alunos e trabalhadores daquela comunidade que precisam se retornar para suas casas à noite. Registrou ainda que nesta data do dia 24 de abril a Escola Estadual de Ensino Médio Dona Joaquina completou 26 anos de atividade como escola pública, única escola de ensino médio do município e que já oportunizou a mais de 800 alunos a conclusão do ensino médio.

terça-feira, 24 de abril de 2012

CHÁCARA DO DELEGADO BRUM É ASSALTADA.


terça-feira, 24 de abril de 2012Chácara do delegado Brum é assaltada
Armas furtadas da propriedade do delegado
João Carlos Brum Vaz.

No final da tarde desta segunda-feira, a Brigada Militar foi informada de um assalto a mão armada em uma chácara no interior de Santiago, localidade conhecida como 3º lajeado. A propriedade é do delegado de polícia João Carlos Brum Vaz. Três homens, sendo dois menores, entraram na propriedade, renderam o caseiro usando um revólver calibre 38 e furtaram armas, munição e facas do delegado. A Brigada Militar fez buscas e localizou os dois menores, que foram detidos e devem ser encaminhados para a Fase de Santo Ângelo. O terceiro assaltante não foi localizado.

Delegado Brum reconhecendo as armas furtadas.

Com os dois menores foram encontradas três espingardas, um rifle, três facas, um saco de pólvora e certa quantidade de chumbo. Na ação, houve troca de tiros entre os criminosos e a Brigada Militar.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

ACIDENTE NA ESQUINA DA RUA DO SERTÃO COM RUA DO COMERCIO.

ACIDENTE EM ESQUINA DA FARMÁCIA SANTA CLARA,ENTRE UM VEICULO PALIO  DE PROPRIEDADE DE. M.B , PLACA I IY 1258 ,MORADOR DE LAGE, COLÍDIO NA MOTO DE PROPRIEDADE A.E. CONDUTOR DA MOTO FOI SOCORRIDO COM LESÕES ,EM CAMINHADO PARA SANTA MARIA 



FORMATURA DIA DO POLICIAL.


sexta-feira, 20 de abril de 2012
FORMATURA DIA DO POLICIAL.
























Aconteceu hoje pela manhã (20 de abril) no 5° Regimento de Policia Montada uma formatura Integrada entre as Policias de Santiago, no local as Policias Civil, Militar, Rodoviária Estadual, Federal e Ambiental, comemoraram o dia do  Policial. Após uma grande formatura que contou com a presença, da Imprensa Santiaguense, houve um torneio de futebol sagrando-se campeã a Brigada Militar. Prestigiaram ainda o evento, o General de Brigada Valério Stumpf Trindade, Conselheiro do Tribunal de Contas Marcos Peixoto, Secretário de Industria e Comércio Roger Regis Ross e presidente do Legislativo Santiaguense, Marcos Brum Peixoto.   













Participou da comemoração , o líder do Governo do PT, Deputado Estadual Valdeci Oliveira.

Motorista morre em acidente de trânsito na BR 287 em Jaguari


domingo, 22 de abril de 2012Motorista morre em acidente de trânsito na BR 287 em Jaguari


Tiago Jaques Bottura, 32 anos, natural de Ijuí, morreu em acidente de trânsito no final da tarde deste domingo, por volta das 17h, no km 366,4 da BR 287 em Jaguari. O motorista perdeu o controle do veículo e capotou na pista.
De acordo com testemunhas, o motorista tentou desviar de um caminhão que fazia uma ultrapassagem, quando saiu da pista e ao retornar perdeu o controle do carro. Tiago chegou a ser socorrido, porém não resistiu aos ferimentos. No carro, haviam mais 4 pessoas, entre elas uma criança. Os passageiros foram atendidos no Hospital de Jaguari e posteriormente encaminhados para Santa Maria. 
Os passageiros eram Izolda Ines Bacin Bolzan, 63 anos, de Jaguari, sofreu lesões graves, entre elas fratura de clavícula. Anelise Bolzan, 35 anos, de Cerro Largo, sofreu lesões leves. Armindo José Bolzan, 71 anos, de Jaguari, sofreu fratura em uma das mãos. Betina Bolzan, 1 ano e 5 meses, saiu ilesa do acidente. A criança estava na cadeira obrigatória para transportar crianças.
O carro, com placas de Rolante, trafegava no sentido Jaguari-Santiago. O motorista estaria retornando para Cerro Largo. (Fotos: PRF)

Eleita a Corte da 24ª FECOBAT


sábado, 21 de abril de 2012Eleita a Corte da 24ª FECOBAT
Secretária de Turismo Ilena Zuchetto e
o prefeito Jorge Martins com as eleitas
Louise e Bruna, soberanas da 23ª FECOBAT.

As jovens Juciéli Oliveira e Ana Luiza Poche foram eleitas rainha e princesa da 24ª Fecobat (Feira Estadual de Comércio da Batata Doce) de São Vicente do Sul. A escolha ocorreu durante coquetel com boate no Clube Vicentino na noite desta sexta-feira. Ao todo, participaram do concurso 11 meninas. A comissão julgadora foi composta por integrantes da imprensa e pessoas da comunidade vicentense. A 24ª Fecobat será lançada oficialmente no dia 04 de maio. A feira acontece de 11 à 15 de julho.

domingo, 22 de abril de 2012

SÃO CRISTÓVÃO

PADROEIRA DOS MOTORISTA
SÃO CRISTÓVÃO PROCISSÃO COM SAÍDA DA IGREJA MATRIZ DE MATA, ACOMPANHADO DE VÁRIOS MOTORISTAS COM SEUS VEÍCULOS ATE O LOCAL DE DEMÉTRIO RIBEIRO MUNICÍPIO DE MATA ONDE ACONTECIA FESTA . 










SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE,UNIDADE BÁSICA.
DR.RONI CARLOS CASTELAN.
SÓ PARA LEMBRAR  O JORNAL FOLHA CIDADES  PRESENTE ....








REUNIÃO REALIZADO DIA 20/04/2012,PSDB.

 na ultima sexta feira, o PSDB reuniu.se em uma reunião na residencia de jorge Witt, com a finalidade de analizar prespctivas sobre as eleições deste ano, na oportunidade o presidente Joao Batista entregou uma carta solicitando seu afastamento temporário do referido cargo, assumiu temporariamente Fabricio Murini, o vereador João Batista, comentou sobre a responsabilidade do partido com o momento e que as decisões do partido são  lastreados pela  opinião da população matense.