quarta-feira, 9 de maio de 2012

ELEIÇÕES 2012.



ELEIÇÕES 2012

Prazo chega ao final hoje

Desde o último final de semana já foram atendidos mais de 1,3 mil eleitores

Quem procurar o cartório eleitoral de Santa Maria até as 19h de hoje, prazo final para regularização ou confecção de título de eleitor, deverá levar além da documentação necessária (veja quadro ao lado) mais um item indispensável: paciência. Isso porque as filas dos últimos dias em frente ao local se intensificaram.

Desde a semana passada, a ida de eleitores ao prédio do cartório – que fica na Avenida Medianeira, 2.053 – aumentou consideravelmente. Segundo o coordenador da 147ª zona eleitoral de Santa Maria, Fábio Peixoto, desde o último fim de semana foram atendidas mais de 1,3 mil pessoas na cidade.

– A espera (do lado de fora do cartório eleitoral) tem sido de uma a duas horas. Mas amanhã (hoje) deve aumentar. É uma situação que, com o mínimo de planejamento e organização, seria evitada – aponta Peixoto, que destaca que o tempo de atendimento tem sido de até cinco minutos por eleitor em Santa Maria.

Hoje, o cartório irá adotar o mesmo atendimento de ano de eleição. Após o fim do horário normal, que é 19h, serão distribuídas fichas até o último eleitor que estiver na fila.

Aqueles que chegarem depois não receberão fichas e ficarão sem atendimento. Quem não regularizar o documento não poderá votar na eleição de outubro. Em 2010, o atendimento no cartório se estendeu até as 23h30min.

Número – Conforme Fábio Peixoto, a maior procura tem sido por jovens de 16 anos que fazem o primeiro título. Atualmente, Santa Maria está com 196.503 eleitores. Segundo Peixoto, a cidade deve chegar aos cerca de 198 mil eleitores, o que derrubaria qualquer chance de o município ter segundo turno, pois seriam necessários alcançar 200 mil eleitores.